Portal Comexim -> Nossos processos
Nossos processos
1
Escolha
Antes da compra, é solicitada uma pequena amostra da colheita de cada produtor. Esta amostra é analisada no laboratório de recebimento, pelo processo de descascamento, peneira, torra, moagem e prova, o mesmo processo feito em larga escala na produção.
2
Compra
O café é comprado de pequenos produtores de várias regiões do Brasil. Vem em coco: seco e ainda com a casca. São vários tipos de café que, posteriormente, passarão por uma mistura para compor blends específicos. De cada blend resulta um sabor diferente.
3
Recebimento
Depois de aprovada a amostra e efetivada a compra da produção é feito o recebimento. Cada saca recebida é analisada para garantir os padrões de qualidade do produto. O café, então, é estocado em armazéns próprios e climatizados.
4
Descascamento e peneiras
Após o descascamento do coco, o café passa por dois tipos de peneiras que o classificam em tamanho e peso, o que resulta em denominações como “café peneira 14”. Nas peneiras também são removidas pedras e palha que vêm junto com o produto.
5
Seleção
Em análise nas máquinas selecionadoras, os grãos passam em alta velocidade. Um facho de luz ultravioleta verifica a integridade e tamanho de cada grão, numa comparação com o padrão desejado. Grãos fora do padrão adequado para consumo são automaticamente excluídos pela própria máquina.
6
Armazenamento em silos e embalagem
De acordo com a classificação recebida (relativa à peneira), o café é armazenado em um silo específico. A Comexim tem silos que alimentam duas linhas de produção diferentes, totalmente automatizadas. Estas linhas fazem a mistura de grãos na proporção correta, solicitada pelo cliente. O processo envolve o transporte de grãos, por meio de tubulações aéreas, até os silos suspensos.
7
Clientes e o Blend
Nossos clientes, que na maioria são importadores de todas as partes do mundo, solicitam um blend, que é preparado com rigoroso controle de qualidade, garantindo seu padrão em todo o lote. O café Comexim é entregue aos clientes em grão verde, e, em alguns casos, ele pode ser o ingrediente de mais processos de blend (misturado com outros tipos de café) ou pode seguir direto para as etapas de torrefação, moagem e embalagem. Por fim estará pronto para a comercialização e consumo.
8
Carregamento e embarque
O café está pronto para carregamento em containeres que o transportam em toneladas. Carretas apropriadas levam os containeres até o porto de Santos (SP), de onde seguem para o mundo.
Copyright 2012 - Todos os direitos reservados.
Comexim Ltda.