Portal Comexim -> Controle de qualidade e Certificações.
Curiosidades
O café era apenas um remédio
No século XIII, a conselho médico ou em simples cerimônias religiosas, o café era consumido para tratar de problemas de saúde como pedras nos rins, gota, varíola, sarampo e tosse.
Quanto mais quente melhor
A forma de consumo era diferente da que se conhece hoje: bebia-se café em um pires, o mais quente possível de suportar.
Café com ovo
Nos Estados Unidos, até o ano de 1880, era costume deixar o café ferver por minutos ou até horas. Então, adicionavam porções de clara, gema ou até casca de ovo esmagada, para dar uma cor mais rica quando se juntasse o leite. Na falta de ovos, era usado um pedaço de pele de bacalhau cru.
Fé ou café?
O café era consumido nas mesquitas e considerado como bebida muito saudável. Quem experimentava apreciava e queria mais. O café aumentou a freqüência às mesquitas. Mas era fé ou café que atraia os fieis? Foi difícil limitar seu uso.
Café como prova de amor
Em muitos lugares, o café fazia parte dos contratos de casamento. Os maridos deveriam disponibilizar às suas esposas todo o café que elas quisessem, sob pena de divórcio.
Pagando um café
O costume britânico de oferecer rodadas de bebidas em pubs tem origem nas cafeterias turcas. Se um cliente visse algum conhecido pedindo um café, apressava-se a pagar a conta gentilmente.
Café e mau humor não combinam
Na Arábia do século XVI o café foi declarado ilegal, devido à alteração de humor que alegavam causar. Mas quando soube da proibição, o sultão do Egito (que controlava a Arábia neste período), revogou a lei, já que em seu país a bebida, além de ser considerada saudável, melhorava o humor
Sentindo na pele
Introduzido no Japão apenas no século XIX, o café ganhou uma utilidade a mais nesse país: sobre grãos torrados as pessoas se deitam para tratar de sua pele. Dizem que faz bem.
Ponto de encontro
Com a popularização do hábito de beber café surgiram as cafeterias persas, os primeiros pontos de encontro das pessoas. As cafeterias persas ficaram famosas pelas danças, discussões políticas e culturais ou conversas sem maiores compromissos.
Hábitos diferentes para o mesmo produto
Os suíços costumam tomar café acompanhado de um licor, o Kirsch e os alemães apreciam café com chantilly. Já os belgas costumam tomar café com um pequeno pedaço de chocolate no interior da xícara. Já para os brasileiros o hábito e o cafezinho puro.
Copyright 2012 - Todos os direitos reservados.
Comexim Ltda.